quarta-feira, 10 de junho de 2009

Educação ambiental: a era da reciclagem

Você sabe reciclar?
Sexta feira, dia 05 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma questão que tem sido cada vez mais discutida nos últimos anos. Nunca se falou tanto em mudanças climáticas, efeito estufa e principalmente em ideias e projetos para evitar, retardar e preservar a qualidade de vida entre “homem, animal e natureza”. Por isso, há dois anos venho trabalhando, pesquisando e elaborando alguns projetos destinados à preservação do meio ambiente, por isso decidi escrever um texto sobre a questão numa tentativa de já conscientizar o leitor sobre essa questão.
Começo a falar sobre o crescimento desordenado das grandes cidades, o que tem sido a principal causa da situação predatória do meio ambiente; aumento da população e a falta de informação e educação ambiental têm favorecido a poluição do meio ambiente. Muitos podem até pensar que tais problemas são atuais, mas esses já vêm se desenvolvendo há muito tempo; a humanidade achava que os recursos naturais seriam infinitos e não cuidaram do seu hábitat, causando secas, enchentes e contaminações das fontes de água e a poluição do ar, entre outros fatores poluentes.
E como devemos enfrentar o problema?
Primeiro, informação; segundo, consciência e educação ecológica - ação. E isso deve ser feito nas escolas atingindo primeiro as crianças, pois elas são mais sensibilizadas ao problema, mudanças se fazem necessárias para “agir”, orientando para um interesse geral da população; assim, a melhor maneira de conscientizar em beneficio do meio ambiente é criar projetos voltados à reciclagem de lixo, transformando o que é lixo em arte.Também é preciso desafiar e criar o papel social na comunidade desenvolvendo uma relação entre meio ambiente e ser humano, fortalecendo a população num todo e não um grupo específico, mas sim levar a consciência ambiental a toda a população.
Todos nós somos corresponsáveis pelas mudanças climáticas em nosso planeta e cabe a nós agora decidir que tipo de planeta vamos querer para nossos filhos e netos. O principal objetivo de se fazer a consciência ambiental e ligar com a solidariedade, igualdade e respeito à diferença, através de práticas que possam interagir e dialogar sendo visto como um processo permanente.
Muitas cidades têm se organizado em ONGs e grupos comunitários em ações favorecendo a preservação ambiental, por que nós não podemos fazer o mesmo? Grande parte do lixo como papéis, plásticos, vidro e metal podem ser reciclados transformando em renda para muitos... e arte, além de colaborar com a limpeza da cidade e do meio ambiente economizando recursos naturais e energia elétrica. Cerca de cem toneladas de plástico economiza o equivalente a uma tonelada de petróleo, o plástico jogado na natureza pode chegar a ficar até quinhentos anos para se decompor, por isso o acúmulo de objetos plásticos como sacolas pode até matar animais aquáticos sufocando-os. O planeta está aquecendo e passa ser um fenômeno de grandíssima proporção. Estamos na era da reciclagem, se não fizermos algo e não tomarmos uma decisão, em breve não teremos vida tranquila no planeta Terra. A hora é agora: juntos, população e poder público, podemos fazer a nossa parte ajudando na preservação do meio ambiente de nossa cidade. Se pararmos pra pensar, temos pessoas conscientes e que têm passado informações sobre esta questão.
Algumas cidades do Brasil já têm feito projetos para preservação do meio ambiente, informações podem ser obtidas no site:http://www.idec.org.br/ - link: Consumo Sustentável.Ou saber sobre meus projetos de reciclagem com material plástico, papel e entre outros que estão em andamento, podem entrar em contato pelo e-mail:v_simoneto@hotmail.com

Aproveito para agradecer especialmente à professora bióloga Maghaly Faria, pelas congratulações por minhas obras de arte produzidas com jornal, exposta na 1ª Semana de Artes Visuais na Casa da Cultura. Tento fazer a minha parte, criando projetos e arte com reciclagem, mas sozinho serei apenas um grão de areia na imensa praia!

Colaborador
Vivaldo Simoneto - Artista Plástico
http://www.eufacocultura.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário