
Quem participou da oficina de técnica vocal, realizada nos dias 18 e 19 de abril, na Escola de Música Impaktu’s, pôde aprender técnicas e teorias práticas, incluindo exercícios de respiração, relaxamento, postura, apoio vocal e vocalizes que auxiliam o participante a dominar o recurso da voz e a utilizá-la de maneira correta e saudável, tanto para o canto quanto para a fala. “A voz é um instrumento único, uma marca pessoal, como uma digital, e temos que cuidar muito bem dela”, diz o maestro Jocimar Silva. Ao longo da nossa vida, desaprendemos a usar corretamente a voz e a respiração, graças às tensões e correrias do mundo moderno que fazem com que, cada vez mais, diminuamos a extensão diafragmática, passando a respirar mal, somente com a parte alta dos pulmões, atrofiando o diafragma e forçando as pregas vocais”, complementa. Segundo ele, “a oficina possibilita ao participante a correção desses vícios, resultando em uma boa produção vocal”.
“Gostei muito da oficina , pois ela me ajudou a saber como usar minha voz corretamente sem me prejudicar, fazendo exercícios que ajudam a corrigir minha forma de cantar e que me ensinam a respirar adequadamente, ter resistência e ao mesmo tempo soltar a voz!”- declara Marcelle Bitencurt de Godoi, participante da oficina.

“A oficina foi um sucesso em termos de talentos, todos os participantes têm grande potencial de voz para seguir uma carreira como cantores. A participação do público ainda está dormente, é preciso que haja mais valorização, principalmente a pessoal. Muitos acham que o que já sabem é mais que suficiente, o que na verdade precisamos é estar sempre melhorando e buscando novos conhecimentos”, diz o artista plástico Vivaldo Simoneto, organizador do evento.
Colaborador Vivaldo Simoneto - Artista Plástico
e-mail:eufacocultura@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário