segunda-feira, 6 de abril de 2009

Arte Contemporânea

A arte é uma leitura visual de uma representação, idéia ou sentimento do artista

Muitos leigos em arte, principalmente a arte contemporânea, imaginam que não pode ser considerada como uma arte, pois a matéria que é usada para compor estas obras, por muitas das vezes vem de reaproveitamento de matéria que não teriam nenhuma utilidade e claro também do lixo. Por este fato as pessoas ficam desconfortáveis e ao mesmo tempo horrorizadas ao ficar frente a frente a uma obra de arte feita com lixo, às vezes não por não gostarem mas por falta de cultura e de entendimento, ou quase sempre não têm opinião própria agregando a opiniões alheias.
Na arte contemporânea, o artista se apropria de materiais inusitados como por exemplo da ilustração aqui estampada, que na minha visão seria uma crítica contra a violência com a natureza, entender ou não entender uma obra de arte depende do grau de cultura e de espírito do observador. O que às vezes me causa espanto e revolta é como a maior parte das pessoas não fica desconfortável e horrorizada com a miséria, a fome, a violência íntima, por exemplo. A arte em si não se prende em padrões estéticos e normas acadêmicas; todo artista deve saber tudo sobre desenho, conceitos e regras básicas, mas deve ser um grande conhecedor, para depois poder estorcer o desenho, mas esse conceito e regras na arte já foram quebrados há mais de um século, quando a arte passou a se libertar da condição de “pintura representativa”, já que a fotografia agora poderia fazer esse papel.
A nova arte, a contemporânea tem como objetivo passar conceitos, idéias, criticas e provocar sensações. O repertório visual dos artistas é cada vez maior, o que faz com que o que realmente seja original seja o que é o mais lúdico, abstrato. A função da arte não é alienar, mas retratar os sentimentos de cada artista, representar uma realidade, seja ela boa ou ruim.
Isso porque ainda muitos estão presos a padrões tradicionais e não querem mudar. A arte contemporânea, além de ser inovadora, nos traz reflexões e questionamentos sobre muitos aspectos sociais, as pessoas ainda estão longe de entender o grande significado de uma “obra de arte”. Para um artista, a arte é uma “cria”, cria vem de “ criação” – “filho” - o amor de um artista pela arte é mesmo amor que se sente por um “ filho”.
A arte não é muito valorizada, e não precisamos ir tão longe para perceber isso. Só se ama o que se vê o “belo”, porque é de fácil entendimento. As pessoas não se esforçam para entender uma obra, não têm tempo para ficar dois minutos com a cabeça funcionando. Em uma exposição, por exemplo, é a melhor maneira de se ver quem é culto e quem não é, a pessoa que não é culta vai e faz um “tour” pelas obras. Agora, quem já é culta fica horas apreciando uma exposição!
Acho que para uma pessoa conseguir entender uma obra de arte, antes de mais nada precisa entender o artista e o que ele pretende com o contexto da obra. A arte de hoje é diferente, tem em um contexto diferente e nem por isso é menos arte!

Colaborador
Vivaldo Simoneto
E-mail:
eufacocultura@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário