
Violência em sala de aula atinge 87% dos professores em SP, diz pesquisa
A escola já não tem sido mais um ambiente para aprender, estudar e tornar-se cidadão de bem, onde deveria ser um lugar para que o aluno possa aprender, formar-se esta sendo espaço para violência. A mídia tem noticiado vários casos de violências e agressões contra professores e funcionários das escolas. Um fato recente em que a mídia tem noticiado é que uma jovem de 15 anos teria agredido uma professora, segurando-a pelos cabelos e arremessando-a contra a parede causando afundamento de crânio, assustada a professora hospitalizada disse que não pretende voltar a sala de aula. Na mesma escola a mesma adolescente teria ameaçado outro professor que amedrontado se escondeu em uma sala de aula para fugir da agressora.
Em Assis situação não é diferente das demais cidades, professores estão cada vez mais encurralados, sem poder agir em sala de aula, a violência e a agressão que já amedrontam tanto professores, quanto funcionários e pais, o medo cresce a cada dia, a situação está tão extrema que a escola já não sabe que atitudes tomar. O professor não tem mais autoridade para com o aluno, não se pode cobrar uma tarefa que o aluno não fez, que o aluno já acha que está pegando no pé, ou então acha que o professor está com preconceito contra ele. Fatos extremos tem acontecido em sala de aulas, incluindo agressões contra os próprios colegas de sala, por ciúmes tolos, o professor quase se encontra sem ação, se revida ou reprime a ação, pode até receber ameaças, ou até mesmo encontrar o seu carro riscado e com pneu furado! Se nada for feito em relação a este problema...poderemos chegar a ouvir alunos dizendo: “Não mate aula, mate o professor”, quando nos deparamos com uma situação extrema dessas percebemos que, não é só o aluno que não está indo bem, mas um conjunto de deficiências que surge na sociedade, e principalmente dentro da própria família isto significa que a família e a sociedade atravessa uma profunda decadência, onde já não se tem mais respeito pelo próximo.
Todo esse problema que as escolas vem enfrentando nestes últimos anos, digo últimos porque não faz muito tempo, que quando estudava fatos como estes não aconteciam.O que da para se ter uma idéia é de que, em relação a estas agressões é que o aluno leva para a escola aquilo que ele vivencia no seio familiar.A família é a base de uma sociedade organizada, se lá na família a criança, o adolescente não recebe amor dos pais, não pode conhecer o que significa este sentimento, portanto não amará e muito menos irá respeitar o ser humano!
ColaboradorVivaldo Simoneto - Artista Plástico
Acessem o blog da coluna:
www.eufacocultura.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário