
O Teatro Municipal de Toledo foi palco de um grande encontro de dirigentes culturais, 31 de 50 Municípios pertencentes à Regional 10 de Cultura do Estado do Paraná, ligadas À SEEC(Secretaria e Estado da Cultura). Na Regional 10 está inserida a ACEO(Associação Cultural do Extremo Oeste do Paraná)
criada em 18 de fevereiro de 1991 em Matelândia, com único objetivo de integrar os municípios facilitando o contato direto com a Secretaria da Cultura do Estado; visto que os recursos culturais são encaminhados para os municípios após consulta a ACEO.
O encontro
A principal pauta do encontro foi a reestruturação da diretoria, que encontrava-se abandonada e inativa desde o afastamento do último presidente, consequentemente ficando a ACEO sem um representante legal na Secretaria da Cultura do Estado. No encontro houve a participação e opinião da maioria, decidiu-se por melhor compor uma nova diretoria. Até o presente momento a Regional 10/ACEO conta com uma Comissão Provisória, com o objetivo de apurar a real situação em que a mesma se encontrava.
Durante a reunião por votação unânime, foi eleito o novo presidente da ACEO: João Batista Coelho de Souza Furlan (Tita Furlan), atualmente Secretário de Cultura de Toledo. O novo presidente, se comprometeu com os municípios a fazer um tratamento de igualdade em busca de recursos e sua meta junto com os municípios é fortalecer a cultura do Oeste.

A ACEO (Associação Cultural do Extremo Oeste do Paraná) é uma entidade civil, apolítica, sem fins lucrativos e de caráter técnico cooperativo. Tem personalidade jurídica e duração indefinida, tendo sido fundada no dia 18 de fevereiro de 1991 na cidade de Matelândia – PR. Hoje a ACEO, compreende 50 municípios do Extremo Oeste do Paraná, onde tem a função de minimizar custos e agilizar o atendimento aos interessados em cultura.A criação das Regionais de Cultura do Estado do Paraná, foi embasada na nossa Associação, onde servimos de modelo, ao apresentar um trabalho sério, reconhecido.
A ACEO tem atenção especial na real necessidade local
Aproveitamento de profissionais qualificados da região para atuar em eventos e ministrar cursos; Capacitação, através de Oficinas para os Artistas da região; Organização de Eventos regionais através de um Calendário específico; Agilidade no repasse de materiais e informações; Divulgar as atividades desenvolvidas, propiciando maior intercâmbio; Identificar o Produto Cultural Regional; Conscientizar as Administrações Municipais da real e efetiva participação da Cultura em seu município e que não fique apenas em mais um cargo criação dentro de uma estrutura formada.
Colaborador:Vivaldo Simoneto – Claudiney Lucio
Nenhum comentário:
Postar um comentário